A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) entregou 400 kits de conscientização do Movimento MT Por Elas, do Programa SER Família Mulher, para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT). O programa é idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.
Com mensagens claras de apoio e medidas de prevenção à violência contra a mulher, os cartazes serão colocados nos estabelecimentos, especialmente nos banheiros femininos. Os kits serão distribuídos em bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos de lazer.
De acordo com a secretária da Setasc, Grasi Paes Bugalho, o esforço conjunto das instituições, somado à informação disposta em todos os estabelecimentos, permite a continuidade do trabalho de garantia de direito e proteção das mulheres em Mato Grosso.
“Fizemos entregas hoje, na sede da Abrasel, dos kits referentes ao Movimento MT Por Elas, do Programa SER Família Mulher. É uma parceria de diversas instituições e, principalmente, associações como a Abrasel, que faz com que isso chegue aos bares restaurantes, casas noturnas. É um meio de instruir e orientar as mulheres, que são vítimas de violência, como agir, caso isso aconteça. Estou aqui para agradecer, principalmente à Abrasel e todos os parceiros, para que realmente a gente faça a diferença no estado de Mato Grosso”, acrescentou.
O gerente Executivo de Relacionamento da Abrasel-MT, Márcio Sewo, o apoio da Setasc é imprescindível para resguardar o direito e a proteção de mulheres nos estabelecimentos.
“Vemos essa parceria como algo fundamental para ajudar as mulheres que podem ser vítimas de violência. É uma forma de tornar mais seguro para mulheres que são vítimas. Trata-se de um protocolo geral de segurança que pode ser seguido por todos os funcionários dos estabelecimentos. São medidas a serem tomadas, caso presenciem casos de violência contra a mulher nesses locais. Isso é fundamental para que a informação e a prevenção à violência chegue também aos bares e restaurantes de Mato Grosso”, ressaltou Márcio.
Um dos primeiros estabelecimentos a receber o kit do Movimento MT Por Elas foi um restaurante da Capital. Segundo a gestora financeira e administrativa do estabelecimento, Anna Carolina Cassol Abraços, os kits são importantes para informar a todos sobre os diversos tipos de violência que as mulheres são sujeitas nos estabelecimentos.
“Essa ação é fundamental, pois é muito importante acolher e orientar a todos, sobre a violência contra a mulher, que é feita de várias formas e muita gente não sabe. Já colocamos os cartazes informativos na nossa Taberna. Estamos atentos e à disposição de cada mulher que precisar desse auxílio”, concluiu.
Fonte: SETASC/MT