Dividindo a vida pessoal e a carreira política dos maridos, Eduardo Botelho (União), Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), as esposas Sônia Botelho, Samanta Íris e Maria Tereza Cabral, respectivamente, em entrevista ao Jornal A Gazeta, compartilham suas histórias, o protagonismo feminino nas eleições e a importância do papel de primeira-dama. Os três candidatos à Prefeitura de Cuiabá, nesta ordem, são os melhores colocados na corrida, conforme pesquisa do Instituto Gazeta Dados.
Sônia, carismática e apaixonado por plantas e animais, está casada há 34 anos com Eduardo Botelho. Ele se conheceram em uma festa de amigos em comum. O que me conquistou foi o olhar de peixe morto dele. Sempre brinco dizendo que esses olhinhos fechadinhos foram o que chamou minha atenção. Em dois meses, estávamos casados e esperando nosso primeiro filho. Foi tudo muito rápido, lembra com um sorriso.
Fora do ambiente político, Sônia adora cozinhar para a família, misturando receitas que aprendeu com sua sogra cuiabana e seu pai sulista. Adoro relembrar esses sabores e matar a saudade que sinto das minhas raízes, diz. Também é apaixonada pelo campo, onde participa ativamente das tarefas rurais. Lá sou apenas mais uma peoa, me sujo e ando a cavalo. É onde consigo descarregar a tensão da cidade, revela a mãe de 4 filhos e 3 netos.
Embora ele tenha uma vida corrida, valorizamos cada momento juntos. Eduardo sempre teve um propósito, e nós apoiamos isso com muito orgulho, conta.
Se se tornar primeira-dama, Sônia pretende intensificar os trabalhos sociais já iniciados na Assembleia Legislativa, com a Sala da Mulher, focando ainda mais nas periferias. Quero oferecer o mesmo carinho e dedicação que dei aos meus filhos, cuidando do bem-estar das pessoas. Esse compromisso é algo que levo a sério, afirma.
Samanta Íris, decoradora de interiores e esposa de Abilio Brunini, é conhecida por sua comunicação aberta. Casados há 18 anos, Samanta e Abilio se conheceram por intermédio de um primo dele. No começo, fui um pouco difícil de conquistar, mas tínhamos muito em comum. Em nove meses, já estávamos casados. Tudo entre nós é bem intenso conta Samanta.
O casal tem dois filhos pequenos, Sebastian, que faz 4 anos em novembro, e Ana Regina, de 2 anos. Fora da política, Samanta gosta de pedalar, desenhar, pintar e costurar. Costumo dividir o desenho com o Sebastian, que é autista e ama artes. Aproveitamos cada minuto juntos, mesmo com a vida corrida, diz ela.
Samanta também concorre a uma vaga na Câmara de Vereadores de Cuiabá e encara o desafio de equilibrar os dois papéis, caso seja eleita. Ainda não pensei muito em como será, mas estou me preparando para isso. Acredito que querer os dois papéis é um empoderamento, destaca.
Caso o marido se eleja, Samanta planeja investir em instituições de caridade, com foco em causas como autismo, idosos e animais. Quero buscar parcerias para alcançar áreas onde o poder público ainda não chega, aponta.
Engenheira ambiental, Maria Tereza Cabral é tímida, dona de perfil discreto e evita os holofotes. Ela e Lúdio se conheceram em 2016, em um bar, por meio de amigos em comum. Ele foi muito respeitoso e carinhoso desde o início. O que mais me encantou foi o olhar atento e o sorriso de canto de boca dele, lembra Maria Tereza. O casal tem dois filhos pequenos: Maria Rosa e Caetano.
Trajetórias distintas e foco semelhantes
Sônia Botelho, Samanta Íris e Maria Tereza Cabral, cada uma delas, com trajetórias e experiências distintas, compartilha um forte compromisso com a área social, destacando a importância de investir em saúde e educação.
Sônia está comprometida em fazer a diferença na vida das pessoas. Planeja intensificar esse engajamento caso Eduardo Botelho (União) seja eleito. Quero continuar os trabalhos sociais que já desenvolvi, mas com ainda mais intensidade, especialmente nas periferias, afirma. Acredito que é essencial oferecer o mesmo carinho e dedicação que dei aos meus filhos, agora cuidando e zelando pelo bem-estar das pessoas que mais precisam, completa.
Samanta Íris, por sua vez, tem um olhar atento para a saúde infantil e a educação. Ela está determinada a aplicar seus conhecimentos e paixão para fazer a diferença. Meu compromisso é com a saúde infantil e o apoio a mães atípicas, revela. Ela destaca a importância de investir em saúde e educação para garantir um futuro melhor para as novas gerações. Além disso, quero apoiar o empreendedorismo feminino e garantir que as mães tenham o suporte necessário para equilibrar a vida familiar e profissional, acrescenta.
Maria Tereza traz uma perspectiva única para as questões sociais, marcada por sua própria história de desafios e superações. Sensível às necessidades de mães e crianças, ela se compromete a usar sua experiência e a visibilidade do cargo para ajudar as mães que criam filhos com deficiência. Eu quero usar minha experiência para ajudar as mães que, como minha mãe, enfrentam grandes desafios ao criar seus filhos, explica. Ela planeja desenvolver parcerias para melhorar a criação de creches e outras iniciativas que apoiem a infância e a educação. Acredito que podemos fazer muito ao unir esforços com instituições e comunidades locais para resolver problemas urgentes afirma.
Fonte: Gazeta Digital