“Eu acredito que a informação e a educação são pilares para mudar esse cenário tão triste de violência. Vamos oferecer um acolhimento puro, sem o pré-julgamento, sem o olhar de dúvida. Um primeiro atendimento para aquela mulher que está numa situação de violência, que está fragilizada e que precisa encontrar este acolhimento”, disse a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, durante o evento Agosto Lilás, Pensando, Escrevendo e Agindo: Juntos em Defesa da Mulher – Lançamento do E-Book, na noite de ontem (12), no auditório da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT).
O lançamento do E-Book e a programação do ‘Agosto Lilás’ são uma iniciativa da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT.
A partir de agora, a OAB-MT passa a oferecer um serviço de atendimento a advogadas em situação de violência doméstica, violência de gênero, ou ambas. Um Plantão Institucional de 12h diárias será realizado por advogadas que atenderão as vítimas, com o papel de acolher, escutar, identificar riscos e orientar encaminhamentos seguros.
O E-Book lançado pela OAB-MT tem todas as orientações para as advogadas plantonistas, que vão prestar o atendimento às vítimas. Com o material, será padronizado o atendimento oferecido pelas Comissões da Mulher Advogada de todas as Subseções de Mato Grosso.
A conselheira federal da OAB-MT, kamila Michiko, procuradora nacional adjunta de Prerrogativas da OAB, informou que o atendimento será às advogadas que estão em situação de violência doméstica e também para as que sofrerem violações de prerrogativas, essas profissionais também serão atendidas por meio do plantão. “Após triagem, o caso será direcionado para a delegacia, para a rede de proteção municipal/estadual, ou às instâncias internas da OAB-MT, Tribunal de Defesa das Prerrogativas, conforme a natureza da violência, se doméstica ou institucional”, afirmou Michiko, que também participou da elaboração do E-Book.
“Estamos vivendo tempos difíceis, é triste ver o noticiário diariamente com novos registros de violência contra a mulher, mas o que nós não podemos – e não faremos – é desistir, vamos continuar lutando e trabalhando para combater a violência e dar total apoio às vítimas”, finalizou Gisela Cardoso.
Ainda prestigiaram a noite do ‘Agosto Lilás’, o vice-presidente da OAB-MT, Giovane santin, e o diretor-tesoureiro Max Ferreira Mendes; a conselheira federal Fernanda Brandão; a conselheira estadual Romélia Peron; o secretário geral da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT) Ronaldo Meirelles; o ouvidor geral da OAB-MT Pedro Henrique Calazans; diretores e membros de comissões temáticas, entre outros representantes da advocacia mato-grossense.
Fonte: OAB/MT