Vereadoras de Nova Mutum/MT destacam sucesso e reforçam mensagem de conscientização para a 2ª Corrida Lilás

As vereadoras Bia Kohler e Jaiane Santos estiveram na sede do site Power Mix na tarde desta quarta-feira (20), para falar sobre os preparativos finais da 2ª Corrida Lilás, que acontece neste domingo (24), com largada prevista para às 7h da manhã em frente à Câmara Municipal de Nova Mutum. A entrevista também contou com a participação da jornalista e assessora de comunicação da Câmara, Elissa Neves.

O trio demonstrou entusiasmo com o esgotamento de todas as 400 inscrições para a corrida, que integra o calendário de ações do “Agosto Lilás”, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher. Inicialmente, seriam disponibilizadas 200 vagas, mas, segundo a vereadora Bia Kohler, procuradora da Sala da Mulher, devido à grande procura, foi possível dobrar o número de participantes graças ao apoio de empresas do comércio local, que custearam os kits da prova.

“A corrida cresceu muito além do esperado, e isso mostra o quanto a população está engajada não só com o esporte, mas com a causa que ela representa”, disse Bia.

De acordo com Elissa Neves, até o momento da entrevista, 285 kits já haviam sido retirados na sede da Câmara Municipal, e a expectativa é de que todos estejam com os participantes até o final de semana. “A corrida promete ser um sucesso, não apenas em participação, mas também como marco de conscientização para toda a sociedade”, reforçou.

Apesar do clima de celebração, a vereadora Jaiane Santos lembrou que a corrida é também um momento de reflexão. “Estamos muito felizes com a adesão, mas é impossível esquecer o real motivo por trás dessa mobilização: o enfrentamento à violência doméstica, que infelizmente ainda cresce em Nova Mutum e em todo o Brasil”, pontuou.

Durante a visita, as parlamentares também destacaram o engajamento das colegas de parlamento Carmem Casagrande e Lurdes Costa Marques e as iniciativas recentes da Câmara Municipal voltadas à proteção e valorização da mulher, como projetos de lei já aprovados ou em vias de sanção.

Bia Kohler falou sobre o projeto de sua autoria que aguarda a sanção do prefeito Leandro Félix e que prevê a criação do selo “Empresa Amiga da Mulher”, voltado a empresas que contratam mulheres vítimas de violência doméstica, auxiliando na reconstrução de suas vidas.

Jaiane, por sua vez, elogiou a proposta do vereador Ricardo Schneider, também aprovada, que estabelece multa de R$ 10 mil para condenados por violência doméstica, com os valores sendo revertidos para ações de acolhimento e apoio às vítimas.

As vereadoras também comentaram a aprovação de um projeto do vereador Maciel Sousa, assinado por todos os parlamentares como coautores, que proíbe a exibição de materiais com apologia ao crime, sexualização, adultização e erotização nos órgãos públicos do município. A medida visa proteger o ambiente público e contribuir com a formação ética e moral das crianças, adolescentes e frequentadores desses espaços.

A 2ª Corrida Lilás promete, assim, ir além das pistas: ela simboliza resistência, empoderamento e a luta diária de tantas mulheres por respeito e segurança.

Fonte: POWERMIX

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas