Vereadora convida parlamentares para juntos fazerem mutirão da mamografia

Após polêmica envolvendo exames de mamografia realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) convidou os colegas de Parlamento municipal para, juntos, buscarem recursos e realizarem um mutirão para tentar sanar a fila de espera pelo exame. O convite aconteceu na quinta-feira (17), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Cuiabá.
Segundo a vereadora, cerca de dez mil pessoas aguardam o exame na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2024. “São quase 10 mil pessoas sofrendo pela falta de um exame que pode salvar suas vidas. Não podemos apenas ver isso e aceitar, algo deve ser feito”, disse.
“Vamos nos unir para ir atrás dos deputados e pedir ajuda com dinheiro. Reforço meu convite a todos os meus colegas. Também vamos pedir ao Estado alguma ação que consiga avançar a fila”, reforçou ela.
O assunto sobre a fila de espera no SUS para o exame de mamografia surgiu após o veto ao projeto que assegura às mulheres com mama densa o direito do exame de ressonância magnética associado ao de mamografia. Ficou comprovado que Cuiabá já realiza o exame, por isso, o projeto não avançou.
 Em seu pronunciamento, Baixinha apresentou dados sobre os locais na capital que realizam o exame. Entretanto, destacou que, embora haja a disponibilidade de empresas conveniadas para realizar o procedimento, a fila está parada desde 2024. Ela destacou que o mutirão deve organizar a demanda que ficou retida na gestão passada.
“Agora é focar em ações em parceria com o Estado para eliminar essa fila e conseguir dar dignidade a todos que aguardam seu diagnóstico. Nossa luta está apenas começando”.
Fonte: Câmara de Cuiabá

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas