Nesta quinta-feira (13) os desembargadores do Tribunal de Justiça escolheram presidente, vice-presidente e corregedor do órgão. Duas mulheres vão chefiar o Judiciário do Estado pelos próximos dois anos. Foram escolhidas as desembargadoras Clarice Claudino da Silva para presidente, com 19 votos, e Maria Erotides Kneip vice com 15 votos.
O desembargador Juvenal Pereira da Silva foi eleito corregedor geral com 18 votos.
Pelo segundo biênio consecutivo uma magistrada ocupa o cargo maior no Poder, atualmente a presidente é Maria Helena Póvoas. Essa é a segunda vez que desembargadoras ocupam presidência e vice
Elas ficam nos cargos pelo 2023/2024 e esta é a primeira vez que o Tribunal elege “dobradinha” de mulheres na presidência. Atualmente é presidente Maria Helena Póvoas com a vice Maria Aparecida Ribeiro. A presença fermina ainda é minoria na segunda instância, onde há 10 mulheres e 20 homens.
A sessão de votação foi transmitira pelo canal do Judiciário, mas durante os votos o áudio ficou mudo para manter o sigilo da votação.
Se inscreveram para a Presidência a desembargadora Clarice Claudino da Silva e o desembargador José Zuquim Nogueira.
Para a vice-presidência se inscreveram os desembargadores Sebastião de Moraes Filho, Carlos Alberto Alves da Rocha, Luiz Ferreira da Silva e Maria Erotides Kneip.
Já para a corregedoria-geral da Justiça de Mato Grosso estão inscritos os desembargadores Juvenal Pereira da Silva, Rui Ramos Ribeiro e Mario Roberto Kono de Oliveira.
Fonte: www.gazetadigital.com.br