Em reunião na manhã deste sábado (7), o Diretório Municipal do PT de Cuiabá aprovou uma resolução para que o partido lance uma candidatura própria à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024, em oposição à atual gestão municipal. Os nomes cotados atualmente são do deputado estadual Lúdio Cabral e da diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Rosa Neide. A resolução foi aprovada por unanimidade, em um acordo entre todas as correntes que compõem o PT de Cuiabá.
“É fundamental, neste processo eleitoral de 2024, estimular candidaturas próprias do PT, bem como a construção de alianças partidárias com o campo democrático e popular, cujo centro tático é a defesa do projeto democrático popular e do governo Lula”, diz trecho da resolução.
Foi aprovada também a criação de um grupo de trabalho eleitoral que vai definir o calendário para inscrição das pré-candidaturas e para definição do nome que o PT vai apresentar à Federação Brasil da Esperança para representar o partido nas próximas eleições. O parecer desse grupo de trabalho deve ser definido na reunião da Executiva Municipal no dia 26 e levado para apreciação do Diretório Municipal na reunião agendada para o dia 28 de outubro.
O encontro deste sábado foi definido na semana passada, quando a reunião do diretório municipal sofreu um “boicote” e as decisões foram adiadas para hoje.
a agremiação ainda terá que buscar o aval dos demais partidos da Federação Brasil da Esperança, que ainda é composta pelo PV e PcdoB.
Vale lembrar que o vice-prefeito José Roberto Stopa, que é filiado histórico do PV e intrega a atual administração municipal, também trabalha no sentido de viabilizar o seu nome para a disputa. A decisão deste sábado promete um embate interno muito forte para definir quem será o candidato da federação. O PT, por ser cabeça no governo federal, pode levar a melhor, mas o PV e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que colocou a esposa na disputa do ano passado, podem dificultar o projeto.
Veja a resolução petista na íntegra:
1. O momento é de muito animo e disposição de luta no PT Cuiabá. O projeto de candidatura própria para a capital do estado que a direção municipal vem alimentando e construindo desde o começo deste ano, encontra-se respaldado na resolução política do Diretório Nacional (DN) do PT. Isso é motivo de muita alegria porque queremos governar Cuiabá e estamos alinhados com o projeto nacional que o partido está definindo para as eleições de 2024.
2. Diz a resolução do DN PT (29/08/2023): “… tendo como estratégia política central a continuidade do projeto democrático popular representado pelo Presidente Lula e pelo PT, escolhido pelo povo nas eleições de 2022, é fundamental, neste processo eleitoral de 2024, estimular candidaturas próprias do PT, bem como a construção de alianças partidárias com o campo democrático e popular, cujo centro tático é a defesa do projeto democrático popular e do governo Lula. O PT, como o maior partido de sustentação desse projeto estratégico para o povo brasileiro, deve liderar esse processo de construção. ” … “Além disso, devemos empenhar esforços para garantirmos candidaturas do PT nas eleições das capitais onde tenhamos lideranças despontando em pesquisas…”
3. Não mediremos esforços, enquanto direção e militância partidária, para vencer as eleições municipais. A parcela crescente da população que vive em Cuiabá e se identifica com o Lula espera isso do PT. Queremos ganhar o comando da Prefeitura para cuidar do povo e da cidade, seguindo o exemplo do governo do Lula, por que a nossa gente merece e deseja viver sob o modo petista de governar. Assim, acolhemos com entusiasmo militante o impulso da direção nacional que nos orienta a definir, até novembro deste ano, a pré-candidatura petista que será defendida pelo partido no interior da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).
4. O processo de definição da pré-candidatura petista e da nossa tática eleitoral, visando vencer a disputa eleitoral para o governo de Cuiabá parte da nossa posição partidária que prevalece desde o primeiro mandato do atual prefeito. Não participamos do governo, discordamos das suas escolhas político-administrativas relativas ao conteúdo e ao método de gestão. Somos oposição. Compartilhamos do sentimento da maioria da sociedade cuiabana que aspira por mudanças de comando no governo municipal. Por isso não existe qualquer razão para a candidatura petista carregar a rejeição do atual prefeito e sua gestão. O compromisso do PT é com a mudança. Nossa tarefa é mobilizar a sociedade, construir o momento político de mudar, visando fazer o melhor para nossa gente e nossa cidade, a partir da liderança de um governo petista, honesto e competente.
5. Temos a condição privilegiada de realizar, no âmbito da Federação Brasil da Esperança, a discussão da melhor tática eleitoral a ser adotada, a partir da apresentação de um nome do partido com grande envergadura política para encabeçar a chapa: o companheiro Lúdio Cabral ou a companheira Rosa Neide.
6. A unidade do PT é fundamental para vencermos as eleições. Apostamos na promoção do diálogo interno para construir o entendimento comum e os consensos progressivos. Buscamos o acordo político-partidário que viabilize a definição consensual da nossa pré-candidatura majoritária e resulte nas melhores perspectivas de ganhos para o conjunto do partido e do ideário que representamos.
7. Para conduzir o processo de diálogo institucional em busca do consenso – contribuindo para que Diretório Municipal cumpra sua indelegável obrigação de definir as candidaturas do PT – fica constituído o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) composto por nove (9) integrantes da Comissão Executiva Municipal, indicados de acordo com a proporcionalidade das chapas na direção.
8. Cabe ao GTE realizar reuniões institucionais, até o dia 20/10/2023, com objetivo de discutir as propostas de critérios e acordos necessários para que a deliberação partidária seja consensual: a) reunião com o companheiro Lúdio Cabral; b) reunião com a companheira Rosa Neide; c) reunião conjunta com os companheiros Lúdio e Rosa Neide, assim como a construção da chapa de pré-candidaturas proporcionais.
9. O parecer do GTE será apresentado na executiva do dia 26 de outubro, e depois será apreciado, na pauta da próxima reunião ordinária do Diretório Municipal, no dia 28 de outubro.
10. Com essa compreensão política conclamamos toda a militância e a população cuiabana para construir a pré-candidatura petista que será vitoriosa nas eleições de 2024. Agora, com Lula, é o momento do povo e do PT.
Fonte: Leia Agora