Em meio ao turbilhão da pandemia, um grupo de 330 amigos no whatsApp HNT – HiperNotícias encontrou refúgio na Corrida Maluka, uma iniciativa que uniu bom humor, incentivo à saúde.
A brincadeira teve como idealizadores o jornalista Lino Rossi “in memorian” e Dr. Marcelo Sandrim sob os cuidados da Excelentíssima Senhora Juíza sem juízo Adriane Martins que mesmo lotada em instância federal é a responsável jurídica pela análise e classificação dos competidores, mas quem bate o martelo e dirime os conflitos do grupo é o Excelentíssimo Senhor Supra Supremo Kleber Lima com seu temido veredicto seja na Corrida Maluka ou nas regras do grupo.
A cada amanhecer, entre as 5h e 6h da manhã, a tradicional mensagem de “bom dia” no grupo se transforma em um grito de guerra para a Corrida Maluka. Membros de todas as idades e níveis de preparo físico se conectam virtualmente para compartilhar a saudação matinal e cravar 40 pontos por ter a sua mensagem ocupando o pódio de primeiro lugar no dia, mas é necessário assumir esse posto durante 30 dias seguidos, uma vez que é somado os pontos diários no final de cada mês e daí sim é conhecido a vencedora ou vencedor.
A corrida conta com o icônico Dick Vigarista, irreverente, vilão e trapaceiro é o símbolo que estampa as canecas de premiação que representa a conquista individual e a união do grupo.
Mas, a corrida não se resume apenas a quem acorda mais cedo. Diversos personagens surgiram no grupo, cada um com suas peculiaridades e motivações, como os madrugadores, tendo como líder o Sebastião Siqueira, conhecido como “Tião dos Gatinhos”, Dra. Natascha Slhessarenko a “Penelope charmosa”, Dr. Marcelo Sandrim, Marcio Costa e Pineto Bonilha, sempre dispostos a encarar o desafio das primeiras horas do dia; os notívagos, que se esforçam para se adaptar ao novo ritmo, como Adilson Machado, Carlos Rafael e Beto Corrêa; os espectros, que fazem aparições esporádicas, mas sempre com grande entusiasmo, como Valdomiro Arruda, Denise Niederauer e Marcos Avalone; e os motivadores, que espalhavam ânimo e positividade no grupo como Euzébio Diniz, Helio do Povo, Simone Guedes, Maxsuel Dente de Leite, Marcio Coentro, Joelcirney Polonês e Rui Perdigão.
Fora o veredicto do Supremo os personagens temem a Caverna Fumegante que é para onde vai todos que queimam a largada que não conseguem conter seu dedinho nervoso.
A Corrida Maluka transcendeu os limites do whatsApp e se tornou um movimento que inspirou pessoas em outros municípios, conforme informações do jornalista Ronaldo Pacheco o “Pachecovisk”. A iniciativa demonstrou que, mesmo em tempos difíceis, a união, o humor e a perseverança podem superar qualquer obstáculo.
A premiação é feita em um almoço no Paiaguás Palace Hotel o grupo todo é convidado. Os líderes do mês de abril, receberam suas canecas na terça-feira (30). A ausência do anfitrião do espaço Carlos Nigro foi sentida, especialmente pelo casal Euzibio e Karoliny Diniz ganhadores do sorteio supressa no mês de março, feita pelo anfitrião.
A participação feminina neste ano, tem sido uma grande surpresa a médica e corredora Dra. Natascha Slhessarenko conhecida na corrida como “Penelope Charmosa” que o diga, lidera com maestria e motiva grandes competidoras como Neila Barreto, Lú do PT, Jacy Proença, Simone Guedes, Patrícia Nogueira, Olga Maluf, Denise Niederauer e Léia Santos a Léia Santos Brasil competidora desajuizada que inclusive cravou os 40 pontos na data de hoje (2), dedicando o momento para todas as mulheres da competição.
Mais do que uma corrida, a Corrida Maluka é um símbolo de esperança e resiliência, um lembrete de que a alegria e a amizade podem florescer mesmo nos momentos mais desafiadores.