A primeira-dama Márcia Pinheiro, via Núcleo de Apoio à Primeira-dama, e Secretaria Municipal da Mulher, coordena o projeto ‘Mulheres pela Cidadania’, lançado nesta terça-feira (31), durante o 1 ° Encontro Municipal das Mulheres Comunitárias.
O projeto, que tem a iniciativa da primeira-dama, vai levar mais de 50 ações para as mulheres cuiabanas, diretamente nas comunidades. São serviços nas área de saúde, cidadania, empreendedorismo, orientação jurídica,
“São mais de 10 salas com diversos serviços, totalmente gratuitos, que serão levados até à comunidade. Vamos levar todo esse rol de serviços para as nossas mulheres propiciando saúde, bem estar social e igualdade para todas”, frisou Márcia.
O anúncio foi bastante comemorado para as mais de 100 mulheres presentes na ocasião, que contou com a homenagem para as principais lideranças comunitárias, clube de mães e entidades femininas que lutam pela causa social.
“Essa ação é de extrema importância porque, além de valorizar a mulher, coloca ela no cenário social atendendo seus anseios. Na minha região, os pedidos são por iluminação pública, coleta seletiva de lixo, mas em outras regiões, os anseios são pela saúde, direitos e fácil acesso ao serviço público. Por isso é importante essa ação”, frisou Maria Eduarda de França, de 21 anos, presidente comunitária mais nova de Cuiabá.
A primeira das 12 edições previstas para 2022, acontece, neste sábado (4), no bairro Santa Izabel, na Escola Ranulfo Paes de Barros, das 8h às 16h. A iniciativa conta com o apoio de mais 20 parceiros entre o setor privado e público municipal.
Confira os serviços:
SALA 01:
⦁ Exame preventivo do colo uterino (CCO);
⦁ Exame preventivo da mama;
⦁ Médico ginecologista;
SALA 02:
⦁ Dentista para orientação sobre câncer bucal;
⦁ Kits odontológicos;
⦁ Distribuição kits de escovação;
⦁ Atendimento dentário conforme disponibilidade de materiais, insumos e cadeira odontológica;
⦁ Orientação odontológica;
SALA 03: (MÉDICOS)
⦁ Consulta médica com clínico geral;
⦁ Médico ginecologista;
⦁ Dermatologista para orientação sobre câncer de pele;
FAMÍLIA – SAÚDE DA FAMÍLIA
SALA 04:
⦁ Aferição de pressão arterial;
⦁ Pesagem;
⦁ Teste de glicemia;
⦁ Teste covid-19;
⦁ Teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C;
⦁ Vacinação de rotina (adulto – difteria e tétano, hepatite B, tríplice viral, febre amarela, influenza)
SALA 05:
⦁ Avaliação nutricional;
⦁ Acolhimento e práticas integrativas e complementares;
⦁ Aplicação de auriculoterapia;
⦁ Orientação de uso de plantas medicinais com apoio da coordenação FitoViva do Horto Municipal com distribuição de mudas de plantas medicinais;
CENTRAL DE REGULAÇÃO:
SALA 06:
⦁ Atualização de dados;
⦁ Emissão do cartão SUS;
⦁ Informações;
⦁ Encaminhamentos de consultas, exames e cirurgias;
VISÃO PARA TODOS:
SALA 07:
⦁ Exames de vista;
⦁ Acuidade visual;
⦁ Doação de armação e lentes mais acessíveis;
LIONS:
⦁ Encaminhamentos para cirurgia;
⦁ Orientações e informações;
FACULDADE FAIPE:
SALA 08:
⦁ Equipe de fisioterapia (com cadeiras de massagem e macas)
⦁ Direcionamento e orientação para início de cursos na faculdade;
SERVIÇOS
SALA 09:
⦁ JUSTIÇA COMUNITÁRIA:
Isenções das taxas do RG e certidões em gerais;
Isenção do casamento civil em cartório;
Orientação e encaminhamentos p/ pensão alimentícia, divórcio, guarda compartilhada, conflitos de vizinhos, previdência social;
⦁ DEFENSORIA PÚBLICA:
Orientação e encaminhamentos juntamente com a Justiça Comunitária;
⦁ TRIBUNAL DE JUSTIÇA:
Emissão do RG com gratuidade;
SERVIÇOS:
SALA 10:
⦁ MTU:
Emissão de carteira de idoso;
Orientação e informação;
⦁ ASSISTÊNCIA SOCIAL:
CADÚNICO; CRAS E CREAS; Atendimentos e encaminhamentos; Informação e cadastros Qualifica Mulher;
SERVIÇOS:
SALA 11:
⦁ PROCON MUNICIPAL:
Orientação e informação;
⦁ OUVIDORIA MUNICIPAL: Orientação e informação;
⦁ PROCURADORIA FISCAL: Negociação
Orientação e informação;
⦁ CIAC: CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE: Emissão de guias do ITBI; IPTU, ISS, DÍVIDA ATIVA, TAXAS DE ALVARÁ, entre outros; Negociação; Orientação e informação;
SERVIÇOS:
SALA 12:
⦁ ENERGISA:
Negociação, orientação e informação;
Programa Troca de Lâmpadas;
⦁ ÀGUAS CUIABÁ: Negociação, orientação e informação;
SALA DE ORIENTAÇÕES À MULHER:
SALA 13:
⦁ ESPAÇO DE ACOLHIMENTO (SMM): Orientação, informação e encaminhamentos
⦁ CASA DE AMPARO: Orientação e informação;
⦁ DELEGACIA DA MULHER: Orientação e informação;
ESPAÇO BELEZA:
SALA 14:
⦁ PROFISSIONAIS CORTE DE CABELO: 10
⦁ DESING DE SOBRANCELHA: 04
ESPAÇO EXTERNO:
⦁ SINE MUNICIPAL / VÃ ITINERANTE: Intermediação de mão-de-obra; Atendimento e habilitação ao seguro desemprego; Emissão de carteira de trabalho – CTPS (digital) Qualificação profissional; MEI – formalizar o pequeno empresário individual; Encaminhamento para o mercado de trabalho;
⦁ ZOONOSES: Vacinação para cães e gatos;
⦁ BEM ESTAR ANIMAL: Encaminhamento para castração de cães e gatos
⦁ MEIO AMBIENTE: Distribuição de plantas frutíferas
⦁ BRINQUEDOS: (pula-pula e entre outros)
⦁ FEIRAS: GASTRONÔMICA E ARTESANAL
Fonte: www.unicanews.com.br