Sessão especial homenageia personalidades femininas do agronegócio Por iniciativa do deputado Gilberto Cattani (PL), 66 personalidades femininas do agronegócio mato-grossense receberam moções de aplausos

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial, na noite desta quarta-feira (15), para homenagear 66 personalidades femininas do agronegócio mato-grossense por meio de moções de aplausos. A iniciativa foi do deputado Gilberto Cattani (PL).

“É uma homenagem às mulheres que contribuíram e continuam trabalhando para o desenvolvimento de Mato Grosso. É de suma importância que essas mulheres sejam reconhecidas, pois foram elas que, com seu esforço e dedicação, auxiliaram na construção do nosso estado. Elas apoiaram seus maridos na abertura do cerrado, enfrentando inúmeras dificuldades. Este evento representa o nosso reconhecimento a essas valorosas mulheres que, em minha opinião, ainda não receberam o devido reconhecimento”, explicou Cattani.

As homenagens são dedicadas especificamente às mulheres do agronegócio mato-grossense que enfrentaram desafios como a ausência de infraestrutura básica, vivendo em condições precárias e superando inúmeras adversidades para prosperar em Mato Grosso.

A empresária do agronegócio, Yara Cavlak, residente em Boa Esperança do Norte e uma das homenageadas, falou sobre a importância da homenagem para as mulheres do campo.

“Minha família sempre esteve envolvida no agronegócio; portanto, tenho raízes no setor. Foi uma alegria vir para Mato Grosso, um estado vibrante. Essa homenagem reforça o papel da mulher no campo, pois, de alguma forma, ela sempre esteve presente, seja na produção direta de alimentos ou na gestão familiar. Muitas mulheres vieram para cá com seus maridos, sendo pilares da família, oferecendo apoio e força”, revelou ela.

Para Arlete Regina Fernandes Folgiorini, moradora do município de Campo Verde, a homenagem significa o reconhecimento do trabalho das mulheres no campo.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

“É motivo de grande alegria e satisfação ser reconhecida hoje como a mulher rural, a mulher do agronegócio. Por todas as nossas lutas e desafios, por tudo o que enfrentamos em nosso cotidiano que são muitas batalhas e muito trabalho. Precisamos ter sabedoria em tudo o que fazemos, em nosso dia a dia, em nossas casas, em nossos afazeres, em nossas fazendas. É gratificante ser reconhecida hoje. Fico emocionada em saber que tudo o que fiz e aprendi com minha mãe e minhas irmãs está sendo reconhecido”, avaliou Regina.

A produtora rural de Nova Bandeirantes Rosane Melo disse que não esperava a homenagem e ficou surpresa pela lembrança do reconhecimento da Assembleia Legislativa ao trabalho desempenhado pelas mulheres na região norte do estado.

“Há muitos desafios, pois somos mulheres, e as mulheres, em geral, são vistas como mais frágeis. Contudo, precisamos ter sabedoria, acima de tudo. Eu mesma digo que não quero ser igual ao homem, não quero ser igual ao meu esposo. Tenho o meu papel ali dentro e, para desempenhar meu papel, preciso ter sabedoria, responsabilidade, trabalho e paciência. Jamais esperava ser reconhecida pela Assembleia. Foi motivo de grande orgulho para mim. Ao chegar aqui, observei que estou representando as mulheres de Nova Bandeirantes, em especial as mulheres do campo, que atuam em diversas atividades. É com grande prazer e satisfação que estou aqui”, destacou.

Fonte: AL/MT

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas