O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realiza nos dias 17 e 18 de setembro de 2025 o 10º Encontro de Sustentabilidade e o 2º Seminário de Mudanças Climáticas, no Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, em Cuiabá. Com inscrições limitadas, o evento será realizado em formato híbrido e contará com uma programação voltada à capacitação, ao diálogo institucional e à disseminação de boas práticas socioambientais.
Destinado a magistrados, servidores, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, estudantes universitários e demais interessados na pauta ambiental, o encontro tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da sustentabilidade e dos impactos das mudanças climáticas, além de fomentar a implementação de iniciativas sustentáveis no âmbito do Judiciário.
O evento reforça o papel do Poder Judiciário de Mato Grosso como agente de transformação social, ao capacitar servidores com conhecimentos e práticas sustentáveis e inspirá-los a adotar compromissos pessoais e profissionais que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade.
Outro diferencial é que o encontro será carbono neutro, com certificação de compensação das emissões de gases de efeito estufa, em alinhamento com a Resolução CNJ n. 594/2024, que prevê que todos os órgãos do Judiciário implementem plano de neutralização até 2030.
Além disso, será realizada a cerimônia de entrega dos Selos de Reconhecimento Judiciário Sustentável, um marco importante para o fortalecimento das práticas institucionais na área.
Programação
A programação contempla palestras técnicas e formativas que abordarão os impactos das mudanças climáticas, a agenda climática internacional e nacional, a gestão e o mercado de carbono, além da gestão sustentável no Judiciário. Também serão discutidas inovações para a transição energética, o planejamento das contratações sustentáveis, a judicialização das questões ambientais e climáticas, os negócios relacionados às mudanças climáticas e à agenda ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), bem como os desafios e soluções na gestão de resíduos sólidos.
Entre os palestrantes confirmados estão especialistas como o Dr. Patrick Ayala, Prof. Carlos Sanquetta, Juíza Lívia Cristina Marques Peres, Juliano Martins, Adriana Moreira Tostes Ribeiro, Juíza Rafaela Santos Martins da Rosa, Vanessa Pinsky e Fabricio Soler.
Serviço
Data: 17 e 18 de setembro de 2025
Horário: das 8h às 17h
Local: Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, Cuiabá – MT
Formato: Presencial e transmissão ao vivo (vagas presenciais limitadas)
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://evento.tjmt.jus.br/inscricao-evento/07000000-0aa4-0a58-5d1f-08dde73458f0
Fonte: TJ/MT