Vereadora Maysa Leão homenageia mulheres juristas de Cuiabá

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) homenageou nesta quarta (05/06) em Sessão Solene, mulheres juristas de Cuiabá. No total, 36 operadoras do direito receberam moção de aplausos durante a solenidade.
De acordo com dados recentes divulgados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogado do Brasil, em um total de 1.319.357 inscritos, mais de 51% são compostos por advogadas e quase 49% de advogados, demonstrando a importância do trabalho em prol da equidade de gênero, visto que possui mulheres em sua maioria.
Para a requerente da solenidade, a vereadora Maysa, é importante ter paridade e políticas afirmativas no judiciário brasileiro, visto que as mulheres mesmo sendo maioria no país, isso não se reflete nos números dos cargos de poder.
“Essa é uma bandeira que eu carrego, de trazer mulheres para os espaços de poder, contemplar suas histórias, reverenciar toda a trajetória. E a gente sabe que dentro do direito, assim como em outras áreas, há uma dificuldade muito grande das mulheres se estabelecerem. É muito comum que as mulheres façam direito. Mas na ponta, lá no cargo de poder, na evidência, raramente temos mulheres”, declarou a vereadora Maysa Leão.
Propositora da solenidade, a Drª Marilza Moreira de Figueiredo, representante do direito social, a ideia do evento surgiu para contemplar o mês de maio, e ‘homenagear as mulheres trabalhadoras do direito’. “O toque feminino faz a diferença”, disse a doutora e também homenageada à imprensa.
Conselheira da Academia Internacional de Direito e Ética, a Dra. Valéria  Aparecida Nogueira, esteve entre as homenageadas da solenidade. Para a doutora, a mulher no direito veio para agregar uma consonância entre a reação da sociedade, voltado para as questões propriamente da ética.
“Quando a gente fala da ética, a gente fala de valores morais, da beneficência, da maleficência, a gente fala dos valores sociais, principalmente dos sociais do lazer, da família. Na família hoje o esteio, é a mulher. Cada vez mais nós estamos vendo como padrão fundamental a mulher nesse papel. Então o direito veio agregar esse empodeiramento da mulher frente à legislação”, declarou a doutora Valéria.
No dispositivo de honra estiveram presentes, além da vereadora Maysa Leão, o delegado Dr. Wagner Bassi Junior, que veio representando a Dra. Daniela Silveira Maidel – Delegada Geral do Estado de Mato Grosso a Dra. Valéria  Aparecida Nogueira – Conselheira da Academia Internacional de Direito e Ética Dra Ana Lúcia Ricarte, representando as Advogadas homenageadas e Dra. Marilza Moreira de Figueiredo, representando o Direito Social.
Fonte: Câmara Municipal de Cuiabá

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas