Carreta do Amor realiza mais de 200 mamografias e preventivos em Lucas do Rio Verde

A carreta do Amor, que realiza atendimento de controle do câncer de mama e de colo do útero, entre outros, esteve em Lucas do Rio Verde nos dias 25, 26 e 27 de outubro, durante as ações da campanha do Outubro Rosa.

Na carreta, estacionada no Parque de Exposições, a equipe da Carreta realizou 133 mamografias e 86 preventivos. Servidores da Saúde Municipal também realizaram 616 testes rápidos para detecção de Hepatite B e C, Sífilis e HIV e 139 vacinas, entre elas Covid, tétano, hepatite, tríplice viral e febre amarela.

A Carreta do Amor é projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres. A estrutura, que conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de Papanicolau (para detecção do câncer de colo do útero) e mamografia, atendeu as mulheres luverdenses.

Um das atendidas foi Nayara Vieira Santos de Souza, que acredita que se cuidar tem que ser uma prioridade. “Não importa a idade, tem que ir e fazer todos os exames, aproveitar esse benefício que a Saúde do município nos proporcionou. Deixar tudo em dia nos mantém protegidas”, pontua.

Rotineiramente, esses exames também podem ser realizados ou solicitados em uma unidade de saúde.

O principal objetivo do exame do Preventivo é diagnosticar o câncer do colo do útero ou ainda outras lesões mais leves (chamadas de lesões precursoras) que possam no futuro se transformar na doença.

Já a mamografia é um exame radiológico realizado em aparelho específico para avaliação do tecido mamário, chamado mamógrafo.

Fonte: www.cenariomt.com.br

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas