Mato-grossenses estão coordenando palestras nos EUA sobre Imigrantes Brasileiras e Violência Doméstica As mato-grossenses trabalham como consultoras internacionais para organizações sociais no Brasil e instituições internacionais.

As brasileiras Larissa Curado e Letícia Barros estão coordenando o projeto “Entre Fronteiras” que abordará “Desafios das Brasileiras Imigrantes na Luta Contra a Violência Doméstica e em Tempos de Mudanças Políticas nos Estados Unidos”. O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de março. No dia 14 será no People’s Forum (Espaço dos Povos), localizado na 320 W 37th St, às 18h. No dia 15 será no Mantena Global Care (294 Ferry St), às 15h.

Larissa Curado e Letícia Barros de Moraes Lima são filhas da terra mato-grossense e já moram fora há alguns anos. Larissa vive em Nova York há mais de 20 anos e Leticia mora em Brasília/DF. Ambas têm famílias em Cuiabá, Várzea Grande e Nossa Senhora de Livramento. Trabalham como consultoras internacionais para organizações sociais no Brasil e instituições internacionais.

A iniciativa conta com a parceria do coletivo Mulheres da Resistência e do Institute Reborn e tem como público alvo todas as brasileiras imigrante nos Estados Unidos.

Saiba mais sobre o evento

O evento reunirá especialistas em imigração, direitos das mulheres, saúde mental e ativistas comunitárias, promovendo um espaço de diálogo, reflexão e fortalecimento da rede de apoio às vítimas de violência doméstica. Entre os destaques da programação, será abordado o impacto das mudanças políticas nos direitos das imigrantes e estratégias para garantir proteção e suporte legal.

Nessa ação, Larissa Curado e Letícia Lima em conjunto com as idealizadoras e produtoras do evento, Patricia Oliveira e Luciana Kornalewsk.

Juntas irão também publicar uma pesquisa que realizaram com Brasileiras imigrantes nesse país.
O evento será presencial e transmitido por redes sociais.

Veja os Painéis e Convidadas Especiais

Violência doméstica e questões de gênero
Julia Poletine – Mestre em Gênero, Violência e Conflito. Fundadora da ONG Eu Quero Contar

Mudanças nas leis de imigração e proteção às imigrantes
Kelly Fontoura – Imigra Foundation

Direitos das mães imigrantes, Convenção de Haia e direitos humanos
Tamara Amoroso Gonsalves – Especialista em direitos humanos e justiça de gênero

Rede de apoio às vítimas de violência doméstica e organizações atuantes nos EUA
Wanderleia da Luz – Family Justice Center – Condado de Essex (ECFJC, NJ)
Cristina Mocellin – Psicoterapeuta e assistente social

Saúde mental da mulher
Ivana Patrícia Almeida – Doutora em estudos de gênero e violência doméstica

Apresentação da Antologia AmarCura : Transformando a dor em Amor
Renata Ross – professora e escritora de escrita terapêutica

Vale ressaltar que o evento é gratuito e aberto ao público, representando um espaço fundamental de acolhimento, aprendizado e resistência.

Fonte: MidiaJur

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas