Mato Grosso registra 1,4% da população homossexual ou bissexual, segundo IBGE

Mato Grosso registrou cerca de 1,4% (36 mil pessoas) da sua população homossexual ou bissexual, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é um dos menores do país, ao lado de estados como Goiás, Tocantins e Pernambuco.

A pesquisa foi realizada em 2019, com pessoas maiores de 18 anos, e se limitou a sexualidade, e não abrange identidade de gênero (como pessoas transexuais). No estado, cerca de 2,4 milhões de pessoas afirmaram ser heterossexuais, enquanto 36 mil pessoas não souberam ou se recusaram a responder.

À nível estadual, Mato Grosso fica atrás apenas do estado de Goiás, com 1,2%. Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal registraram, respectivamente, 2% e 2,9% da população que não se considera heterossexual.

Em Cuiabá, esse número corresponde a 1,9% da população, com 9 mil pessoas homossexuais ou bissexuais, sendo uma das menores em relação à diversidade sexual no país. Pelo menos 463 mil pessoas ouvidas pela pesquisa declararam ser heterossexuais.

Em relação à região Centro-Oeste, Cuiabá fica atrás apenas de Goiânia, que apresenta 1,8% da população que não é heterossexual – seguida de Brasília e Campo Grande com, respectivamente, 2,9% e 3,7% da população homossexual ou bissexual.

No Brasil, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais em 2019, o que correspondia a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos.

Em 2019, havia 159,2 milhões de pessoas de 18 anos ou mais no país, das quais 53,2% eram mulheres e 46,8% eram homens. Desse total, 94,8% se declararam heterossexuais; 1,2% homossexuais; 0,7% bissexuais; 1,1% não sabiam sua orientação sexual; 2,3% não quiseram responder; e 0,1% declararam outra orientação sexual, como assexual e pansexual, por exemplo.

Fonte: www.unicanews.com.br

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas