Mulheres e estudantes de escola pública são maioria no vestibular da Unemat

Mulheres e estudantes de escola pública são maioria no vestibular da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) que acontece neste domingo (12) em 15 cidades do Estado. Dos 8.797 candidatos inscritos, a maioria é do próprio estado, 87,06%, o que representa 7.659 mato-grossenses inscritos.

Neste vestibular da Unemat, somente o Estado do Amapá não tem candidatos concorrendo as 2.430 vagas oferecidas. Além disso há candidatos de 12 países além do Brasil, sendo do Japão, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Paraguaia, Haiti, Venezuela, Peru, Itália, Equador e Colômbia.

A quantidade de mulheres inscritas concorrendo às vagas é 5.398 candidatos, o que representa 61,36% do total. O total de candidatos do sexo masculino inscritos foi de 3. 399 inscritos. Também chama a atenção o perfil dos candidatos que se auto declararam brancos. Foram 3.685 brancos e os que se declararam pardos foram 3.878 candidatos, 968 candidatos se consideram pretos, outros 214 candidatos se disseram amarelos e 52 indígenas.

Quanto a origem da escola, a maioria dos candidatos é oriunda da Escola Pública, 5.725 candidatos. Já os estudantes da escola privada somaram 2.580 inscritos e 492 candidatos não informaram onde cursaram o ensino médio.

A Unemat mantém uma política afirmativa de ingresso, onde são disponibilizadas vagas para candidatos cotistas destinados a pretos, indígenas, estudantes com deficiência, escola pública além de candidatos de ampla concorrência. A ausência registrada nas provas deste domingo é de 17,56%, o que totalizou 1.545 faltosos.

O resultado do vestibular da Unemat será conhecido no dia 22 de julho e as aulas começam em 8 de agosto. Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em: http://vestibular.unemat.br/

Fonte: www.gazetadigital.com.br

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas