Operação Bertha Lutz: Polícia Civil de Cuiabá Combate Violência Doméstica e Homenageia Pioneira Feminista

Em uma ação de grande impacto, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá deflagrou nesta quinta-feira a “Operação Bertha Lutz”, visando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher na região. A operação, que mobilizou diversas equipes da DEDM e outras unidades, como Delegacia da Regional de Cuiabá, Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), Delegacia Especializada de Fazenda (Defaz), Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI-VG), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Várzea Grande, Delegacia de Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) e da 2ª Delegacia de Polícia de Cuiabá. resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, além da realização de diligências para apurar denúncias de violência.

Ação Integrada Contra a Violência Doméstica

A “Operação Bertha Lutz” teve como foco o cumprimento de mandados de prisão contra autores de crimes de violência doméstica e familiar, além da coleta de provas para fortalecer as investigações em andamento. Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, e a DEDM realizou diligências para apurar denúncias de violência, demonstrando o compromisso da Polícia Civil em garantir a segurança e a proteção das mulheres.

Homenagem a Bertha Lutz: Uma Vida Dedicada à Luta Feminista

O nome da operação é uma homenagem à bióloga e pioneira na luta pelos direitos das mulheres no Brasil, Bertha Lutz. Nascida em 1894, Bertha foi uma das principais responsáveis pela conquista do direito ao voto feminino no país, em 1932. Além disso, ela foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e dedicou sua vida à defesa dos direitos das mulheres.

Importância da Denúncia e Apoio às Vítimas

A delegada titular da DEDM, destaca a importância da denúncia e incentiva as vítimas a procurarem a delegacia para registrar ocorrências. “A Polícia Civil reitera seu compromisso em combater a violência contra a mulher e garantir a segurança e a proteção das vítimas, colocando a DEDM à disposição para receber denúncias e prestar auxílio às mulheres que necessitam de apoio”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas