Polícia Civil capacita policiais para atendimento virtual e rede de proteção a vítimas de violência doméstica em Sorriso

A Polícia Civil realiza nesta quinta-feira (1º.02) o primeiro treinamento para a implantação do projeto-piloto de atendimento virtual a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que funcionará na Delegacia de Sorriso.

O projeto-piloto para atendimento virtual faz parte das ações da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis criada recentemente e vinculada à Diretoria da Polícia Civil.

O treinamento vai capacitar policiais civis da Delegacia de Sorriso para o atendimento humanizado a vítimas de violência doméstica. Já o atendimento virtual será realizado pela equipe multidisciplinar do Plantão 24 horas da Mulher de Cuiabá, que dará suporte às vítimas em Sorriso.

Durante a capacitação, os policiais serão orientados sobre o procedimento, que inclui o acolhimento da vítima pela equipe multidisciplinar (assistente social ou psicóloga 24 horas), e posteriormente, pelos policiais da delegacia que formalizarão o atendimento à medida protetiva.

No atendimento, também será oferecido à vítima os serviços da rede de proteção como o uso do Botão do Pânico, programa SER Família Mulher, Casa de Amparo, além de assistência médico-hospitalar, assistência jurídica e assistência alimentar (cesta básica).

A coordenadora do Plantão de Violência Doméstica de Cuiabá, delegada Jannira Laranjeira, destacou que a princípio o atendimento será apenas para o requerimento de medidas protetivas de urgência. “Os autos de prisões em flagrantes e inquéritos continuarão sendo realizados pela equipe da Delegacia de Sorriso”, esclareceu a delegada.

Fonte: PJC/MT

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas