População de pretos e pardos chega a quase 70% em Mato Grosso, aponta o Censo 2022

O número de pessoas que se declaram como pretos e pardos chega a quase 70%, em Mato Grosso, conforme apontam os dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foram divulgados nesta quinta-feira (21). Pessoas declaradas pardas foi a que mais representou alta, enquanto a população de brancos recuou 5,17%. É a primeira vez na história de realização do Censo que brancos não predominaram a pesquisa.

Dos quase 70% de pretos e pardos autodeclarados em Mato Grosso, 56% responderam à pesquisa dizendo serem pardas, enquanto 9,89% disseram ser pretas. As duas populações tiveram alta no estado de 3,59% e 2,29%, respectivamente. Está é a primeira vez que pardos representam o maior número da população, não somente no Estado, mas em todo o país. Entre os estados, o maior percentual de pardos foi do Pará (69,9%).

Por outro lado, os dados do IBGE, revelam que o número de pessoas brancas recuou em Mato Grosso de 37,47% para 32,30%. Contudo, a redução de pessoas autodeclaradas brancas foi observado em todo o Brasil.

MATO GROSSO 5º ESTADO COM MAIOR POPULAÇÃO AMARELA

Mato Grosso é o 5º entre os estados em percentual de população amarela. Entre a população amarela, Mato Grosso fica em 5º colocado entre os estados, com 0,3%, enquanto que São Paulo, está na ponta com 1,16% e Rio Grande do Sul é o que tem menor percentual de pessoas amarelas: 0,07%. Ao comparar a população indígena dos estados, Mato Grosso (1,55%) está em 5º, atrás de Roraima (14,12%), Amazonas (7,74%), Acre (3,51%) e Mato Grosso do Sul (3,48%). Rio de Janeiro (0,1%) é o que tem o menor percentual de indígenas.

Mato Grosso tinha, em 2010, 29 municípios com a cor ou raça predominante branca, sendo dois municípios (Campinápolis e Nova Nazaré) predominante como indígena e o restante de cidades contendo maioria como pardos. Em 2022, era apenas Terra Nova do Norte com maioria da população branca, as mesmas duas cidades com mais indígenas e todos os outros 138 municípios com cor ou raça predominante parda

CENSO

O Censo Demográfico é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos. Os resultados do universo da população por identificação étnico-racial, segundo idade e sexo, do Censo Demográfico 2022 apresentam a distribuição da população residente no país segundo grupos etários e sexo, além de alguns indicadores derivados dessas informações, como a idade mediana, o índice de envelhecimento e a razão de sexo, para Brasil, grandes regiões, unidades da federação, concentrações urbanas e municípios e para o recorte da Amazônia Legal.

Fonte: HNT – Hiper Notícias

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas