Premiação homenageia mulheres que contribuem para a defesa feminina no Estado

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso vai realizar no dia 05 de agosto, a entrega do “Prêmio Ruth Marques Correa da Costa”, às 17h no auditório da OAB/MT, em Cuiabá. A premiação é realizada anualmente, desde 2016, quando foi instituído pelo Conselho.

Qualquer pessoa pode realizar a indicação de mulheres que têm um histórico de luta em defesa dos direitos humanos das mulheres no Estado.  Das indicações, duas pessoas são agraciadas com a honraria, uma em vida e a outra In Memoriam.

A presidente do Conselho, Ana Carolina de Jesus destaca a importância do evento por ser uma maneira de homenagear as mulheres que lutam e promovem a defesa dos Direitos Humanos das mulheres no Estado.

A premiação será dividida entre duas categorias: Em Vida e outra na categoria In Memoriam. A cerimônia de entrega às homenageadas faz parte do calendário de ações da campanha Agosto Lilás”, que prevê atividades com debates voltados à conscientização sobre o enfrentamento de violência contra as mulheres.

A programação terá início às 17 horas, com apresentação artística, exibição de vídeo sobre “Memórias do Conselho Estadual da Mulher”; Roda de conversa sobre o tema “’16 anos da Lei Maria da Penha – Avanços e desafios”., encerrando com a entrega da premiação.

Quem foi Ruth Marques Corrêa da Costa

Com a vida dedicada ao magistério, mulher simples e ao mesmo tempo forte, Ruth Marques Corrêa da Costa foi diretora da Escola Bernardina Rich por 19 anos, além de exercer o cargo de supervisora em várias escolas da Capital. Ajudou a criar a Associação de Professores Primários de Mato Grosso, tendo sido eleita a primeira presidente. Posteriormente, a mencionada associação se transformou no SINTEP/MT. Ruth foi ainda proprietária do Colégio Santa Cecília (escola particular) e, durante dez anos, concedeu várias bolsas de estudo para crianças carentes. Também ajudava mulheres necessitadas.

Fonte: www.obomdanoticia.com.br

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionadas