O deputado estadual Valdir Barranco, presidente regional do PT, defendeu o nome da ex-deputada Rosa Neide (PT) como candidata do partido ao Senado Federal em 2026, ao lado do ministro Carlos Fávaro (PSD), que tem relação estreita com o grupo do presidente Lula (PT). Segundo Barranco, Neide já teria sido consultada e se colocado à disposição.
“A Rosa tem um nome denso politicamente e teve uma votação expressiva [em 2022]. É uma mulher trabalhadeira, de confiança do Lula e que pode ter chance de quem sabe se eleger”, disse o deputado nesta quarta-feira (26).
Nas eleições de 2022, Rosa Neide foi a candidata mais votada de Mato Grosso à Câmara Federal com 124.671 votos. Ela, no entanto, acabou sem uma vaga porque a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) não atingiu o quociente eleitoral.
Para Barranco, além de apoiar Fávaro na sua busca pela reeleição, é importante lançar uma segunda candidatura para que o partido não acabe “perdendo” votos para outras legendas, considerando que cada cidadão poderá votar em dois candidatos ao Senado.
“Como nós já temos o senador Fávaro indo à reeleição, com a Rosa Neide, os votos que são genuinamente petistas não vão votar. Eles vão votar no Fávaro e vão votar na Rosa”, ponderou.
Fonte: MIDIAJUR