Portal da Mulher MT

MT lança 1º café produzido na Amazônia só por mulheres

MT lança 1º café produzido na Amazônia só por mulheres

COMPARTILHE

“Cereja Negra” é o nome do café feito só por mulheres de Nova Bandeirantes, a 980 km de Cuiabá. O grupo é formado por 38 produtoras familiares, que lançaram o primeiro café produzido na Amazônia exclusivamente por mulheres.

Elaine Cristina Guilherme, coordenadora do grupo, ressaltou que o ‘Cereja Negra’ é 100% puro e artesanal.

O produto é beneficiado em uma sala de torrefação equipada com moinho, torrador, empacotadora e seladora.

Ela contou que a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de São Brás, onde o grupo de mulheres está inserido, conta com 41 famílias associadas, sendo que 38 têm mulheres participando ativamente no cultivo e beneficiamento do café.

O trabalho, segundo ela, é uma forma das produtoras rurais serem independentes financeiramente.

“A gente está buscando fortalecer esse grupo de mulheres para que elas também possam participar dessa parte da comercialização do café e trazê-las para dentro da associação, para elas participarem da gestão da torrefação”, pontuou Elaine.

As mulheres de Nova Bandeirantes estão envolvidas em todas as etapas do cultivo, desde o plantio até a colheita. O objetivo é ampliar essa participação para a comercialização e gestão da torrefação.

Elas compram o café limpo dos produtores associados, realizam a torra, moagem e empacotamento.

Sem todas as licenças para a comercialização em larga escala por enquanto, o café é vendido diretamente ao consumidor final e para comércios locais.

A iniciativa tem apoio da Seaf (Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso) e o grupo conta com a orientação da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), que está auxiliando no cultivo e no beneficiamento para garantir a qualidade do café.

Fonte: Primeira Página

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *